965133746 geral@iprotech.pt
PortuguêsEnglishEspañol
Julho 26, 2016

SADI

Sistema Automático De Detecção De Incêndios

O fogo é uma combustão, isto é, uma reação química exotérmica, normalmente autossustentada, entre uma matéria combustível e um comburente. Designa-se por um incêndio o fogo fora de controlo no tempo e no espaço. Os produtos da combustão são:

seta azul O calor dissipado para o ambiente (poder calorífico);
seta azul Os gases de combustão, alguns invisíveis, sendo os mais comuns o vapor de água, o dióxido e o monóxido de carbono;
seta azul O fumo e os aerossóis que são produtos voláteis não gasosos;
seta azul A radiação luminosa relacionada com a temperatura e com as brasas;
seta azul Produtos não voláteis. Estas diferentes manifestações de produtos da combustão permitem a existência de diversos tipos de detetores ou sensores. O sucesso da deteção associada à intervenção está dependente dessa tipologia de detetores. A deteção do incêndio será tanto mais útil e eficaz quanto precoce for face à ignição.

A configuração tipo de um SADI é a seguinte:

SADI

CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE DETEÇÃO DE INCÊNDIOS

Um sistema automático de deteção de incêndios (SADI) é uma instalação técnica capaz de registar um princípio de incêndio, sem a intervenção humana, transmitir as informações correspondentes a uma central de sinalização e comando (CDI – central de deteção de incêndios), dar o alarme automaticamente, quer local e restrito, quer geral, quer à distância (alerta) e acionar todos os comandos (imediatos ou temporizados) necessários à segurança contra incêndios dos ocupantes e do edifício onde está instalado: fechar portas resistente ao fogo, comandar elevadores, comandar registos corta-fogo, comandar sistemas automáticos de extinção de incêndios (SAEI), comandar ventiladores, comandar energia elétrica, desbloquear retentores, etc.

TIPOS DE PROTEÇÃO

seta azul Proteção Total

seta azul Proteção Parcial

seta azul Proteção Local

seta azul Proteção de Equipamentos

CONCEÇÃO E PROJETO

seta azul Componentes do sistema
seta azul Avarias
seta azul Atmosferas perigosas
seta azul Falsos Alarmes
seta azul Zonas
seta azul Seleção de detetores e de botões manuais
seta azul Localização e distribuição de detetores e botões de alarme
seta azul Dispositivos e equipamentos de alarme
seta azul Controlo e sinalização (Central de deteção de incêndios – CDI)
seta azul Fornecimento de energia
seta azul Alerta
seta azul Outros equipamentos ou sistemas
seta azul Aplicações em riscos especiais

INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS SISTEMAS

seta azul O objetivo do processo de verificação técnica é determinar se os sistemas instalados estão de acordo com o projeto e com as especificações do fabricante. O técnico responsável pela instalação deve efetuar uma inspeção visual de forma a assegurar que o trabalho foi executado de forma correta, que os métodos, materiais e componentes utilizados estão de acordo com esta NT e com o projeto e que os desenhos registados e instruções de operação correspondem ao sistema instalado.

NOTA: pode haver mais que uma entidade envolvida no processo.

MANUTENÇÃO

seta azul Para assegurar o funcionamento correto e continuado do sistema, este deve ser regularmente inspecionado e assistido. As providências adequadas para o efeito devem ser tomadas imediatamente após a conclusão da instalação quer as instalações estejam ocupadas ou não.

Geralmente deve ser feito um acordo entre o dono de obra ou utilizador e o fabricante, fornecedor ou outra entidade competente para inspeção, assistência técnica e reparação. O acordo deve especificar as formas de ligação adequadas para providenciar o acesso às instalações e o prazo no qual o equipamento deve ser reposto em condições de funcionamento após uma avaria. O nome e o número de telefone da empresa de assistência técnica devem estar afixados de modo proeminente na CDI.

Estamos prontos a ajudá-lo e a dar-lhe informações sobre os nosso serviços!

Contacte-nos